Translate

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Tectonismo

As terras imersas e emersas do planeta estão sobre placas tectônicas

As placas tectônicas se movimentam de forma lenta e contínua sobre o manto (camada formada por rochas derretidas-lava), podem aproximar-se ou afastarem-se umas das outras provocando abalos na superfície como terremotos e atividades vulcânicas. Tais movimentos ocorrem pelo fato do interior terrestre ser bastante aquecido fazendo com que as correntes de convecção (correntes circuladas em grandes correntes) determinem a forma de seus movimentos. Quando as correntes são convergentes elas se aproximam e se chocam sendo motivadas pela menor densidade das placas oceânicas em relação às placas continentais, sendo que a placa oceânica é engolida pela continental, porém quando são divergentes elas se afastam fazendo com que as placas se movimentem em direção contrária, perdendo calor. No Brasil é raro sentirmos abalos sísmicos, mas o território nacional sofre mais de 90 tremores todos os anos. Incomuns são os abalos de grande poder, pois o Brasil está em uma zona intraplacas tectônicas.Mas no Brasil já foram registrados grandes terremotos. Em 1955, em Mato Grosso, um sismo atingiu 6,2 graus na escala Richter ( que vai até 9). Teria sido devastador se tivesse ocorrido em uma área mais povoada. Recentemente, o Brasil presenciou dois abalos sísmicos, o primeiro ocorreu em 2007 em um vilarejo localizado ao norte do Estado de Minas Gerais, esse evento gerou a primeira vitima fatal decorrente de terremotos na história do Brasil. O segundo evento corresponde a três ocorrências em 2008 no norte do Ceará, registrando 3,9 graus na escala Richter. Os moradores dos municípios atingidos ficaram apavorados e passaram a noite acordados na rua. Os países que estão nas bordas das placas sofrem muito mais e constantemente ocorrem acidentes, é bom lembrar que isto faz parte da dinâmica do planeta e pouco se pode fazer a não ser construções mais resistentes e avisos de possíveis abalos. O planeta se movimenta: Rotação, Translação, deslocamento do eixo e também interiormente. Estas pressões, ou seja, liberação de energia acumulada movimenta as placas causando abalos, grandes terremotos e os tsunamis.Assim também se formaram as grande cadeias de montanhas e o relevo do nosso planeta.

As 12 placas tectônicas :

Placa do pacífico-Placa de cocos-Placa das caraíbas-Placa sul-americana-Placa Norte-americana-Placa Africana-Placa Arábica-Placa Indo-australiana-Placa Antárctica-Placa Filipina-Placa Eurasiana-Placa nazca


terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fordlândia

Fordlândia
Atualmente

 


Nos Anos 20 Henry Ford produzia  ou tinha em mãos todas as peças que eram utilizadas na montagem de seus carros, menos os pneus. A borracha sintética ainda não existia. O látex era importado do Sudeste Asiático, claro já vinha tabelado. Látex é matéria-prima da borracha. Como todo Capitalista ele queria controlar toda a produção e precisava urgentemente de borracha, não poderia jamais ser dependente. Furioso decidiu criar sua própria colônia de produção de borracha. Rico e bem sucedido, em 1927 investiu no Brasil para criar uma linha de montagem de seringueiras, Henry Ford importou dos EUA uma cidade inteira.

O PROJETO

Período:
1927 -1945
Dimensão:
10 mil Km2 ( quase dois Distritos Federais)
Localização:
200Km ao sul de Santarém ( PA), às margens do rio Tapajós.
Objetivo:
Extração de borracha


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ALUNO EM DESTAQUE

Câmara aprova fundo que dispensa fiador para alunos



Foi aprovado agora em Fevereiro o Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo, que elimina a necessidade de fiador para alguns alunos que usam o Fies (Programa de Financiamento Estudantil). 350 instituições já aderiram. Para oferecer o benefício, a faculdade deve abrir mão de 7% da mensalidade para compor o fundo. O presidente do fórum das instituições particulares acredita que a participação pode crescer muito nos próximos dias. É uma boa oportunidade. Ter uma boa formação pode garantir excelentes oportunidades. Boa sorte.




Ensino médio

Segundo o Censo Escolar dos 2010 os alunos do ensino médio têm mais acesso à internet do que à biblioteca. Segundo a pesquisa, quase 95% dos estudantes estão matriculados em escolas que tem computadores com acesso à rede mundial. Por outro lado, para estes mesmos alunos o número de bibliotecas é menor, 75%. Uma cláusula no contrato das operadoras de telefonia acabou acelerando a instalação do sistema de internet nas escolas públicas e para que a concessão fosse renovada, as operadoras precisaram  se comprometer a instalar banda larga em todas as unidades do país. Infelizmente na prática a realidade ainda é outra, computadores geralmente insuficientes, lentos e com funcionamento precário. É preciso investir e criar espaços na escola e fora dela, tanto para internet como também bibliotecas. Quem lê mais, fala melhor, escreve bem e é capaz de melhorar sua interpretação das diferentes linguagens e códigos neste mundo tão globalizado.

INEP DIVULGA LISTA DOS ESTUDANTES LIBERADOS NO ENADE
Está publicada no “Diário Oficial da União” a lista dos alunos dispensados do Enade( Exame nacional de Desempenho dos Estudantes de 2010. Visite o site www.in.gov.br/imprensa/visualiza. A partir deste ano, os universitários que fizeram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) não precisarão fazer a prova aplicada aos calouros no Enade. Porém o exame ainda será obrigatório para todos os formandos e para todos os calouros que não fizeram o Enem.

A escola mais cara do mundo:
  • Sem sede
  • 16 alunos
  • Oito matérias
  • Aulas em inglês
  • Sem sala de aula
MENSALIDADE: R$ 12 mil reais
Aguarde nova postagem sobre o assunto

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A engenharia a serviço do clima

Revista Seleções



Já fazem parte a muitos anos nas paisagens sociais, as interferências da tecnologia. Muitos benefícios são oferecidos e uma enorme quantidade de inovações se faz presentes e necessárias em escala global. O aquecimento global é uma realidade, podem-se discutir as suas causas, se são naturais oriundas da própria dinâmica da terra, que de tempo em tempo (milhões de anos), esquenta ou esfria, ou como conseguimos perceber de forma mais clara, as interferências humanas nos ambientes, e principalmente na atmosfera. Os engenheiros russos e chineses acreditam que podem fazer chover ou nevar. Acreditam que possam retardar o aquecimento global usando a geoengenharia.Segundo alguns especialistas será a nossa última esperança.As opções frias são as mais diversas: Aerossóis,árvores artificiais,espelhos espaciais e os clareadores de nuvens ( foto ).O resfriamento artificial pode provocar desajustes e provocar desorganização nos padrões climáticos globais e segundo estudos as regiões mais atingidas seriam a Índia, a China e o Norte da África ( África Mediterrânea).Seria um grande desastre. Só a China e a Índia respondem por mais de dois bilhões de pessoas e a maioria vivendo abaixo da linha da pobreza. É bom também dizer que custaria bilhões de dólares, quem vai pagar esta conta?Um sonho muito louco e que não será 100% eficaz. Estamos à mercê dos efeitos e conseqüências do uso irregular e capitalista do que a terra oferece. É preciso reciclar, economizar, mudar hábitos, usar fontes alternativas de energias limpa. Enfim fazer uso sustentável, racional e inteligente dos recursos e ambientes do planeta. Ainda pode não ser tarde demais.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Chuva Ácida



A alta produção de mercadorias, e conseqüentemente o consumismo desenfreado tem aumentando de maneira absurda os danos ao meio ambiente. Nunca se produziu tanto. A melhora no poder aquisitivo proporcionou  à população dos países emergentes, inclusive do Brasil um aumento nas compras de produtos, melhora na alimentação e acesso a atividades de recreação. Isto significa que é necessário usar em uma escala muito maior os recursos que a natureza oferece e também criar outras possibilidades de se obter energia. Toda atividade demanda energia. Infelizmente tudo isto gera algumas conseqüências: Poluição, desmatamento, contaminação da hidrosfera, problemas de saúde e outras mazelas. O uso dos combustíveis fósseis (Diesel, gasolina, gás e carvão) libera toneladas  de poluentes dos carros e fábricas. São lançados na atmosfera (camada de gases que envolve o nosso planeta) monóxido de carbônico, gás carbônico, e partículas de enxofre e nitrogênio , além de outros. Estes poluentes se misturam ao vapor d’água e formam ácidos. Esta combinação da água com o trióxido de enxofre forma o ácido sulfúrico. Estes poluentes ficam suspensos na atmosfera e com a formação das chuvas, as gotas levam esses ácidos para a terra. Os efeitos são desastrosos. Os lençóis freáticos (rios de águas subterrâneas), solos e rios são contaminados, monumentos e construções podem ser corroídos e nossa saúde pode ser afetada. Cubatão em Santos já foi considerada a cidade mais poluída do mundo graças  à chuva ácida. Felizmente em Cubatão, atualmente as fábricas e indústrias possuem filtros nas chaminés  e o problema foi minimizado. Toda precipitação contém naturalmente um nível de acidez, quando este nível de ph é inferior a 4,5,ele se torna um problema ambiental, como ainda não existe uma solução viável a tendência é que a situação persista e até piore.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Eu tenho um sonho




    Querido leitor, provavelmente você já tenha tido diversos sonhos. Felizmente isto ainda é possível. O homem desde a pré história  observava tudo à sua volta, ele talvez ainda não soubesse, mas tudo o que ele precisava estava na natureza. Esta natureza a que me refiro pode ser chamada de primeira natureza. O homem ao observar e perceber os acontecimentos naturais acabou iniciando a dominação sobre a natureza e seus recursos, de maneira que acidentes geográficos, as montanhas, vales, os rios caudalosos ou as condições climáticas, já não representavam obstáculos tão intransponíveis.
     Talvez um dos sonhos mais impossíveis fosse mesmo o de  poder voar. Como exemplo tem-se a mitologia dos gregos antigos ,as asas de cera e penas, do artesão Dédalo, também a genialidade de Leonardo da Vinci e sua cuidadosa observação das aves.O avião propriamente dito surgiu nos anos 90.É ai que surgi uma grande polêmica nesta história.Quem inventou o avião:Santos Dumont ou os americanos wilbur e Orville wright?
    Séculos se passaram até a invenção do balão no século 20.  Ainda que haja controvérsias foi tarefa de um brazuca ser o pioneiro,projetando e pilotando o 14 Bis, Alberto Santos Dumont. Atualmente existem enormes aviões transportando até 400 pessoas de uma só vez e também aviões levando cargas. Mas o homem voou...
    O sonho de voar continua a dar asas a imaginação!  Ingleses criaram um concurso meio louco no ano de 1971, onde os participantes devem pilotar engenhocas criadas por eles próprios  capazes de levantar vôo depois correr por uma rampa sobre o mar. Vence aquele que percorrer maior distância. A disputa ocorre na cidade de Worthing na Inglaterra, nos dias 14 e 15 de Agosto com premiação de 30 mil libras. Quer se candidatar? Sonhar é possível! Um abraço!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Colonização

São Vicente -São Paulo
Grande parte da população brasileira reside no litoral. Desde a colonização, as áreas litorâneas foram ocupadas e exploradas pelo homem. Um fator determinante é a fertilidade do solo e a quantidade de  chuvas. Assim o processo de exploração portuguesa se iniciou no  litoral, vale lembrar que o  Brasil tem mais de 7 mil quilômetros  de faixa litorânea.Os colonizadores  extinguiram o " Pau Brasil",  madeira  utilizada  para tingir tecidos na Europa e como matéria prima para fabricação de outras mercadorias manufaturadas( 2ª fase do processo de produção).O litoral era atrativo  não só pelos recursos abundantes, mas também por facilitar o embarque dos recursos a serem  comercializados na Europa.Segundo alguns historiadores as terras foram "descobertas" em 1500 e efetivamente ocupada pelos portugueses em 1530. Esta ocupação foi uma medida de proteção às terras descobertas e visava impedir a exploração por outros europeus que já "andavam” por aqui. O litoral tem como uma de suas características ,grande concentração populacional, grandes investimentos e infra estrutura, sendo uma região altamente urbanizada.A foto acima é de São Vicente!Lá Nasceu o Brasil. Fundada por Martim Afonso de Sousa , em 22 de Janeiro de 1532  São Vicente é considerada Cellula Mater da Nacionalidade. Localizada a 69 km da cidade de São Paulo, oferece 3,6 km de praias. Algumas como Itararé e Gonzaguinha são bastante movimentadas. Outras continuam quase inexploradas, escondendo mistérios da natureza e da história da cidade. A Ilha Porchat continua sendo um dos pontos turísticos de maior beleza da região. Com lazer para todos os gostos e vida noturna intensa, a Ilha abriga bares, boates, discotecas, hotéis, restaurantes, além do Ilha Porchat Club. Com uma baía espaçosa e de águas calmas permite a pratica de esportes náuticos como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski. Para os aventureiros mais radicais.A Ponte Pênsil, um dos postais de São Vicente, foi a primeira ponte montada e idealizada no Brasil em 1914.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Kauffmann-Trabalho musical- Asa Branca

Quem quer ser um milionário?

foto: Guia do estudante-mundo urbano

Vencedor de Oscar, o filme conta a história do jovem Jamal, que vivia nas moradias precárias da Índia. Ele estava participando de um programa de televisão e podia conquistar o prêmio máximo de 20 milhões de rúpias. Jamal só precisava responder a última pergunta. O filme retrata duas realidades: A miséria e violência de um dos países mais populosos do mundo e uma pequena parte rica, representada  pelo programa de televisão. O rapaz em questão era no filme um servidor de café de uma empresa de telemarketing. O aspecto geral das moradias precárias é muito semelhante ao dos morros cariocas.