Translate

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Chuva Ácida



A alta produção de mercadorias, e conseqüentemente o consumismo desenfreado tem aumentando de maneira absurda os danos ao meio ambiente. Nunca se produziu tanto. A melhora no poder aquisitivo proporcionou  à população dos países emergentes, inclusive do Brasil um aumento nas compras de produtos, melhora na alimentação e acesso a atividades de recreação. Isto significa que é necessário usar em uma escala muito maior os recursos que a natureza oferece e também criar outras possibilidades de se obter energia. Toda atividade demanda energia. Infelizmente tudo isto gera algumas conseqüências: Poluição, desmatamento, contaminação da hidrosfera, problemas de saúde e outras mazelas. O uso dos combustíveis fósseis (Diesel, gasolina, gás e carvão) libera toneladas  de poluentes dos carros e fábricas. São lançados na atmosfera (camada de gases que envolve o nosso planeta) monóxido de carbônico, gás carbônico, e partículas de enxofre e nitrogênio , além de outros. Estes poluentes se misturam ao vapor d’água e formam ácidos. Esta combinação da água com o trióxido de enxofre forma o ácido sulfúrico. Estes poluentes ficam suspensos na atmosfera e com a formação das chuvas, as gotas levam esses ácidos para a terra. Os efeitos são desastrosos. Os lençóis freáticos (rios de águas subterrâneas), solos e rios são contaminados, monumentos e construções podem ser corroídos e nossa saúde pode ser afetada. Cubatão em Santos já foi considerada a cidade mais poluída do mundo graças  à chuva ácida. Felizmente em Cubatão, atualmente as fábricas e indústrias possuem filtros nas chaminés  e o problema foi minimizado. Toda precipitação contém naturalmente um nível de acidez, quando este nível de ph é inferior a 4,5,ele se torna um problema ambiental, como ainda não existe uma solução viável a tendência é que a situação persista e até piore.

19 comentários:

  1. Prefessor a ultima palavra desse texto não seria PIORES ?

    ResponderExcluir
  2. A ideia dos filtros nas chaminés , e uma boa ideia assim diminuiria , mais o efeito que causa , se as pessoas proucurassem andar menos de de carro mais de bicicletas assim os ricos dimuinuiriam muito , e a ajudaria um pouco a natureza .

    Emerson da silva soares 1º M

    ResponderExcluir
  3. É ótimo termos recursos para o Brasil, mas só ficarmos na mesma coisa, só no Diesel, gasolina, gás e Carvão, assim não dá!!!, será que o Brasil esta tendo recursos Positivos???
    Existem vários tipos de recursos, o que melhoraria muito, por exemplo: Energia Eólica e Solar, a conta iria vir muito mais barata. E também, em vez de os carros usarem só gasolina, etc, usassem energia, o que seria mais barato.
    Na minha opinião, o Brasil seria muito melhor se nós não usássemos só como Recurso a Natureza.


    João Victor S. Santos N: 28 Série: 1ºN

    Jacob

    ResponderExcluir
  4. a chuva acida pode causar muito prejuizo para os homens e mulheres:
    a saude por que a chuva acida libera metais toxicos que estavam no solo. Esses metais podem alcançar rios e serem utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde.
    isso é ruim
    e para o meio ambiente : os dematamentos A chuva ácida faz clareiras, matando duas ou três árvores. Imagine uma floresta com muitas árvores utilizando mutuamente, agora duas árvores são atingidas pela chuva ácida e morrem e assim vão indo até formar uma clareira. Essas reações podem destruir florestas


    as fabricas os carros etc.. com essa fumaça que sai polui demais o ar apesar deque a gasolina e o diesel fazem os transportes andar do mesmo jeito faz mal pra saude .
    esa e minha opniao



    maira aparecida silva dos santos 1ºM

    ResponderExcluir
  5. Atualmente, a chuva ácida um dos principais problemas nos países industrializados.Ela e formada a partir de uma grande concentração de poluentes químicos,que são despejados na atmosfera diariamente. Estes poluentes originados principalmente da queima de combustíveis fósseis, formam nuvens, neblina e até mesmo neve.
    A chuva ácida é composta por diversos ácidos como, por exemplo, o óxido nitrogênio e os dióxidos de enxofre, que são resultantes da queima de combustíveis fósseis (carvão, óleo diesel, gasolina entre outros).

    Cloves Alexandre da S. Junior Nº09 1ºM

    ResponderExcluir
  6. a chuva ácida é muito comum nos centros urbanos e industrializados onde ocorre a poluição, desmatamento se não tiver uma slução pra isso assim continuará a destruir florestas , contaminação da hidrosfera e também problemas de saúde isto é ruim, para todos nós.


    Luana soares da silva 1ºM

    ResponderExcluir
  7. atualmente a chuva acida vem causando problemas nas florestas,feslimente isso tras umas consequencias'.poluiçoes,contaminaçoes,desmatamentos,etc...o uso dos combustiveis fosseis(diesel,gasolina e etc) tambem tras muitos problemas.estes poluentes ficam se misturam ao vapor d' agua e formam acidos.esta combinaçoes da agua com o trioxido de enxofre forma o acido sulfurico.como ainda nao existe uma soluçao viavel a tendencia e que a situaçao persista e ate piore.

    talita ribeiro da silva. nº39 1ºM

    ResponderExcluir
  8. o filtro nas chamines , e uma das boas ideias em cubatao , e também é otimo o nosso Brasil ter recurso, mais que pena que nos ficamos só com diesel , gasolina , gás e carvao , assim nao da pra o nosso Pais

    Matheus henrique N 34 1 M

    ResponderExcluir
  9. A chuva ácida e seus metais tóxicos prejudicam muito os seres humanos e o meio ambiente, mas poderia ser evitada, temos muitos recursos que poluiriam menos o ar e se usados ajudariam muito em casos como esse.

    Carolina Duarte da Paz 1º M Nº: 07

    ResponderExcluir
  10. Não é apenas as industrias que precisam se conscientizar do problema, mas também nós mesmos. Precisamos consumir menos pra evitar esse tipo de problema, para que eles também produzam menos ou apenas o necessário. Devido as necessidades das pessoas e a necessidade de se consumir a uma demanda na fabricação de produtos industrializados que geram consequências que degradam o nosso meio ambiente. Fato isso causando diminuição no PH da atmosfera prejudicando a vida de todos os seres vivos.


    Bruno N°06 1°M

    ResponderExcluir
  11. a chuva ácida ja e naturalmente acida devido a presenca de dioxido de carbono e um dos problemas ambientais mais sérios da atulidade causado pelos gases toxicos liberados na natureza pela chuva acida com um ph torno de 5,4 a chuva comum nâo traz nenhum prejuizo ao homem ou a natureza isso porque, a acidez é baixa porque para medir o pH vai de 0 a 14 sendo que 7 e o pH neutro acima disso , é básico e abaixa é ácido. quanto mais baixo,mais ácido, nome : wesley da silva malaquias nº46 1ºM

    ResponderExcluir
  12. A chuva é naturalmente ácida devido ao carbono na atmosfera,sendo que o ph é em torno de de 5,4 sendo que o ph 7 é considerado neutro acima de 7 é um ph considerado ácido, a chuva comun não traz nenhum prejuizo ao homen ou a natureza porque a acidez é baixa! A chuva ácida ocorre quando existe um número muito grande de enxofre e oxidos de nitrogenio, a chuva ácida tamben causa a acidificação do solo tornando improdutivo e mais suscetivel a erosão, o consumismo desenfreado tem aumentado de maneira absurda os danos ao meio ambiente , a chuva ácida é um dos pobremas ambientais mais sérios da atualidade. JONAS RIBEIRO 1ºM Nº 21

    ResponderExcluir