Translate

domingo, 20 de fevereiro de 2011

A engenharia a serviço do clima

Revista Seleções



Já fazem parte a muitos anos nas paisagens sociais, as interferências da tecnologia. Muitos benefícios são oferecidos e uma enorme quantidade de inovações se faz presentes e necessárias em escala global. O aquecimento global é uma realidade, podem-se discutir as suas causas, se são naturais oriundas da própria dinâmica da terra, que de tempo em tempo (milhões de anos), esquenta ou esfria, ou como conseguimos perceber de forma mais clara, as interferências humanas nos ambientes, e principalmente na atmosfera. Os engenheiros russos e chineses acreditam que podem fazer chover ou nevar. Acreditam que possam retardar o aquecimento global usando a geoengenharia.Segundo alguns especialistas será a nossa última esperança.As opções frias são as mais diversas: Aerossóis,árvores artificiais,espelhos espaciais e os clareadores de nuvens ( foto ).O resfriamento artificial pode provocar desajustes e provocar desorganização nos padrões climáticos globais e segundo estudos as regiões mais atingidas seriam a Índia, a China e o Norte da África ( África Mediterrânea).Seria um grande desastre. Só a China e a Índia respondem por mais de dois bilhões de pessoas e a maioria vivendo abaixo da linha da pobreza. É bom também dizer que custaria bilhões de dólares, quem vai pagar esta conta?Um sonho muito louco e que não será 100% eficaz. Estamos à mercê dos efeitos e conseqüências do uso irregular e capitalista do que a terra oferece. É preciso reciclar, economizar, mudar hábitos, usar fontes alternativas de energias limpa. Enfim fazer uso sustentável, racional e inteligente dos recursos e ambientes do planeta. Ainda pode não ser tarde demais.

5 comentários:

  1. Eu gostei muito desta matéria, pois ela trata da engenharia que esta tentando acabar, ou apenas entardecer o aquecimento global, este é um bom sinal pois fazendo isto talvez consigamos fazer algo a respeito do aquecimento global, que destrói tanto o planeta pouco a pouco. Mas tudo isso tem suas consequencias,como no texto mesmo diz!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei.porque falade engenheiros russose chineses que pode fazer chover ou nevar espero que realmente eles consiga realizar

    ResponderExcluir
  3. professor henrique o que é (ORIUNAS)

    ResponderExcluir
  4. Prô adorei o texto quem sabe assim as pessoas se liguem mais sobre o clima e procurem aprender mais!!

    BjoO

    ResponderExcluir
  5. gostei muito dessa materia pois ela se trata sobre o aquecimento global...ela mostra tbm q devemos cuidar do nosso planeta ou sera tarde de mais,mostra tbm q a engenharia tenta amenizar esse fato. mais nao temos tanta certeza q isso vai dar certo..
    por isso devemos preservar e cuidar do nosso planeta q vivemos !!!!!

    ResponderExcluir