Translate

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Colonização

São Vicente -São Paulo
Grande parte da população brasileira reside no litoral. Desde a colonização, as áreas litorâneas foram ocupadas e exploradas pelo homem. Um fator determinante é a fertilidade do solo e a quantidade de  chuvas. Assim o processo de exploração portuguesa se iniciou no  litoral, vale lembrar que o  Brasil tem mais de 7 mil quilômetros  de faixa litorânea.Os colonizadores  extinguiram o " Pau Brasil",  madeira  utilizada  para tingir tecidos na Europa e como matéria prima para fabricação de outras mercadorias manufaturadas( 2ª fase do processo de produção).O litoral era atrativo  não só pelos recursos abundantes, mas também por facilitar o embarque dos recursos a serem  comercializados na Europa.Segundo alguns historiadores as terras foram "descobertas" em 1500 e efetivamente ocupada pelos portugueses em 1530. Esta ocupação foi uma medida de proteção às terras descobertas e visava impedir a exploração por outros europeus que já "andavam” por aqui. O litoral tem como uma de suas características ,grande concentração populacional, grandes investimentos e infra estrutura, sendo uma região altamente urbanizada.A foto acima é de São Vicente!Lá Nasceu o Brasil. Fundada por Martim Afonso de Sousa , em 22 de Janeiro de 1532  São Vicente é considerada Cellula Mater da Nacionalidade. Localizada a 69 km da cidade de São Paulo, oferece 3,6 km de praias. Algumas como Itararé e Gonzaguinha são bastante movimentadas. Outras continuam quase inexploradas, escondendo mistérios da natureza e da história da cidade. A Ilha Porchat continua sendo um dos pontos turísticos de maior beleza da região. Com lazer para todos os gostos e vida noturna intensa, a Ilha abriga bares, boates, discotecas, hotéis, restaurantes, além do Ilha Porchat Club. Com uma baía espaçosa e de águas calmas permite a pratica de esportes náuticos como iatismo, windsurf, esqui aquático e jet ski. Para os aventureiros mais radicais.A Ponte Pênsil, um dos postais de São Vicente, foi a primeira ponte montada e idealizada no Brasil em 1914.

Um comentário:

  1. o brasil naceu em sao vicente em 22 de janeiro 1532 fundado por martim afonso de sousa a ilha porchat e o ponto turistico mais belo daquela regiao o lugar tem muitos lazeres e diverssoes.
    a ponte pensil foi a primeira ponte montada e idealizada no brasil . desda colonizaçao foi esploradas e ocupadas pelo homem
    rafaela da silva 6 b

    ResponderExcluir